segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Hugh Masekela - Introducing Hedzoleh Soundz [1973]








DOWNLOAD











01. Lagunta
02. Kaa Ye Oya
03. Adade
04. Yei Baa Gbe Wolo
05. & 06 Patience & When
07. Nye Tamo Ame
08. Rekpete
ATENÇÃO: PEDRA PESADA!!! SUGERIMOS O USO DE CAPACETE PARA EVITAR DANOS CEREBRAIS!

Já que é na base da pedrada, vamos de pedra. Curte jazz? Funk? Afrobeat? Pois não deixe de baixar esse disco...

Hugh Ramopolo Masekela, é um trompetista sul-africano, negro, nascido em pleno apartheid. Apresentado em sua juventude ao trompete por um padre, Masekela conseguiu, através da música, mudar a sua história e se tornar um dos maiores músicos do continente africano. Ele não demorou muito para despontar no meio musical. No meio dos anos 50 ele já tinha tocado com grandes nomes da música africana como o pianista Abdullah Ibrahim e a cantora Miriam Makeba.

Em 1960, indicado por Miriam Makeba e financiado por Harry Belafonte, Masekela vai estudar música na Manhattan School of Music em Nova York. Nessa época, enquanto alguns grandes nomes do jazz norte-americano estavam tentando incorporar elementos africanos às suas composições, Masekela estudava para conseguir tocar o american bebop, estilo criado por Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Cia.  Com isso, o som de seu trompete vai perdendo a ligação com as raízes e os sons africanos e vai ficando cada vez mais jazzy. Apesar disso, Masekela nunca conseguiu desenvolver uma técnica apurada como a de alguns mestres trompestistas do jazz como Louis Armstrong, Dizzy Gillespie, Miles Davis ou Chet Baker. Em sua autobiografia Miles Davis lembra um conselho que deu a Masekela: 

"Every time I saw him I told him to just keep on doing his own thing rather than trying to play what we were playing over here. After a while I think he started listening to me, because his playing got better."

"Toda vez que eu o via eu dizia pra ele apenas continuar fazendo o que ele sabia ao invés de ficar tentando tocar o que nós tocávamos por aqui. Depois de um tempo eu acho que ele passou a me escutar, porque ele passou a tocar muito melhor."


Masekela retorna à Africa em 1970 (depois de ter feito sucesso nos EUA, tocando com o The Byrds e se apresentando no Festival de Monterrey de 1967) para um turnê no Guiné com Miriam Makeba. É durante essa turnê que ele conhece Fela Kuti e é apresentado por esse ao Hedzoleh Soundz. Nessa época Fela tava mudando os rumos da música africana (em breve seria mundial) com sua mistura de jazz, funk e ritmos africanos.

Mergulhando de cabeça nesse ritmo que tava engatinhando, Masekela se junta ao Hedzoleh Soundz, uma banda de Gana que misturava ritmos ancestrais africanos com jazz e ritmos latinos. Foi a união perfeita. Como, anos depois, o próprio Masekela iria confidenciar:

“I found a certain vitality in Afrobeat. Playing with the band (Hedzoleh Soundz) was like being on a big fat cloud. You couldn’t fall off.”


"Eu encontrei uma certa vitalidade no Afrobeat. Tocar com a banda (Hedzoleh Soundz) era como estar numa enorme nuvem. Não tinha como você cair."


E é justamente dessa união que nasce o que muitos consideram o melhor disco de Afrobeat já produzido até hoje: Masekela Introducing Hedzoleh Soundz. Gravado em Lagos, Nigéria, em 1973, esse disco representa o ápice da carreira de Masekela. É nele que o trompetista consegue, com mais virtuosidade, fazer o que sempre quis: fundir a improvisação do jazz com os ritmos ancestrais da África. É a incursão mais perfeita já realizada por um músico de jazz numa forma autêntica de música africana. E sendo um pouquinho ousado:  nenhum disco de Afrobeat, Afro-jazz-funk supera a musicalidade e a criatividade dessa obra-prima.

Um comentário:

  1. Pedrada sinistra...chega bateu a lombra "sub-zero"! que som chapante do carai B)

    ResponderExcluir