terça-feira, 29 de março de 2011

O top 10 que quase não saía

Depois de muita demora e de muito traso, eis que o top 10 MarofaBeats retorna. Sem muitas delongas vamo logo ao que interessa:

1.) Blundetto - Bad bad things





download







não podia deixar de ser. o filho da putinha do blundetto juntou uma seleção de malucos e malucas pesada: shawn lee, tommy guerrero, chico mann, os metais da budos band, hindi zahra, lateef e general elektriks. reggae, dub, latino, groove, rap, trip-hop... tem de tudo. um disco pra posteridade.

2.) Five Alarm Funk - Anything is possible




download







disco pouco comentado mas que me impressionou um bocado. nesse terceiro trabalho a banda canadense vai do rock progressivo ao funk vibrante dos anos 70. destaque para os metais e para as guitarras. disco enérgico, dançante mas envolto numa atmosfera sombria em algumas partes.

3.) The Transatlantics





 download







sem dúvidas o melhor debut do ano. já de cara (não gosto nem de escrever essa expressão) esses jovens australianos com rostinhos de recém-saídos do colegial deixam claro a que vieram: é funk e soul à la motown. cadenciando funks cheios de groove e um soul melódico, the transatlantics agrada tanto quem quer dançar, quanto quem quer curtir um som romântico a dois. os metais e a voz da lindinha tara lynch merecem destaque.

4.) Quantic Presenta Flowering Inferno - Dog with a rope





download







esse dispensa comentários. melhor projeto do dj inglês will holland, a.k.a quantic, flowering inferno é fruto das pesquisas desse maluco sobre música latina. dub, reggae, latino, groove e muito metal. de acordo com a descrição do brother matteo (odhecaton) "buena vista social club dub."

5.) Gotan Project - Tango 3.0





download







um francês, um argentino, um suíço e uma nova forma de fazer tango. continuando na mesma linha que o consagrou o gotan project não revoluciona mas incorpora mais uma vez elementos eletrônicos ao tango e nos presenteia com um disco difícil de parar de ouvir.

6.) Sharon Jones and the Dap-Kings - I learned the hard way





download







a musa tardia da música soul. a voz de sharon jones continua arrebatadora e o acompanhamento dos dap-kings é perfeito (pra quem não sabe foi escutando sharon & dap-kings que amy winehouse decidiu contratar a banda pra gravar o back to black). indispensável pra quem não dispensa a boa e velha soul music.

7.) Hindi Zahra - Handmade





download







a zaroinha que quando abre a boca encanta todo mundo. são poucas as pessoas que ao escutar voices (segunda faixa do bad bad things, blundetto) não perguntam quem tá cantando. essa marroquina danada esbanja talento no seu disco de estreia ao passar pelo jazz, blues, jogar uma pitadinha de soul, reggae e tango. sem falar nas influências do país dela. fineza.

8.) Fusik - Hot Skillet





download






uma das minhas boas surpresas musicais de 2010. nunca tinha ouvido falar no fusik e descobri uma bela banda e um belo disco. de acordo com eles o objetivo da banda é trazer de volta os fundamentos originais do hip-hop para as massas. som instrumental, break-beat, scratchs... vale a pena conferir essa frigideira quente. surpreende.

9.) Femi Kuti - Africa for Africa





download







já postado por aqui. oitava posição. representante do afrobeat tão querido pelo blog.

10.) Woima Collective - Tezeta





 download







também já postado. ethio-jazz à la mulatu astatke. primeira qualidade.

6 comentários:

  1. apoiadíssimo o Blundetto em primeiro lugar! Hindi Zahra, Sharon Jones e Quantic também mereceram. Na real só o Transatlantics que por algum motivo não me convenceu muito. É bem legal o disco deles, mas não sei se merece um terceiro lugar...

    ResponderExcluir
  2. decidir os 10 que vão entrar é muito ruim. dps disso decidir a ordem dos discos é pior. os critérios são muito subjetivos e acaba sendo gosto mesmo. blundetto é inquestionavelmente o primeiro dessa lista. os outros poderiam estar uma posicao acima ou abaixo. mas chega uma hora que tem que ser de algum jeito e acabou sendo assim. (o pior é que essa galera não pára de produzir e já tem disco bom pra caralho de 2011) hehehe

    ResponderExcluir
  3. por enquanto soh escutei blundetto, e achei fuderosissimo...disco altamente careta ;P
    n paro de escutar. a voz da hindi é muito linda...por isso acabei de baixar o cd dela.

    ResponderExcluir
  4. achou fuderoso, breno? pois o cara acabou de lançar o disco com versões remixadas. jajá vai aparecer por aqui. hehehe

    ResponderExcluir
  5. Boa lista com certeza!!! tambem pirei no Blundetto disco inspiradissimo!!! foda que 2010 foi um ano muito bom pra musica pois tivemos varios albuns bons!!! queria add nessa lista meus preferidos como Broken Bells, Bonobo, Black Keys, Aloe Blacc, Phantogram, Belleruche entre outros!! e que viva a musica abraço

    ResponderExcluir
  6. woima colletive ! ja conhecia, mas é altamente recomendado!

    ResponderExcluir