quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fela Kuti - Fela Ransome Kuti and his Koola Lobitos [1965]

















Fela Ransome-Kuti and his Koola Lobitos (LP Nigeria, EMI PNL 1002)
[A] Signature Tune / It's Highlife Time / Lagos Baby / Omuti / Ololufe / Araba's Delight
[B] Wa Dele / Lai Se / Mi O Mo / Obinrin Le / Omo Ejo
 
Koola Lobitos: Tony Allen (drums), Ojo Okeji (bass), Yinka Roberts (guitar), Isaac Olasugba (sax), Tunde Williams (trumpet), Eddie Aroyewu (trumpet), Tex Becks and Uwaifo (tenor sax), Fred Lawal (guitar)


Depois de tanto anúncio eis que a iniciativa rompe o marasmo e aqui estamos nós começando a mais nova empreitada do Marofa Beats. Um disco do Mr. Black President por dia começando hoje! Então vamos lá...

Não vou escrever quase nada sobre a vida de Fela Kuti. A parte principal quase todo mundo deve saber (e se não sabe a internet tá cheia de referências sobre ele. Se ainda assim não tiver satisfeito a biografia dele tá sendo lançada em vários lugares do Brasil durante esse mês de junho).

Fela Ransome Kuti and his Koola Lobitos é, provavelmente, o primeiro LP da obra de Fela Kuti. Trata-se, na verdade, de uma compilação datada de 1965 dos singles lançados na primeira parte da década de 60 por Fela e sua banda (que mais tarde passaria a se chamar Nigeria '70 e pouco depos Africa '70). Todas as músicas, exceto Arabas Delight (J.O Araba), foram escritas por Fela, uma tradição que seguiria durante toda a sua carreira. O único músico da banda que tinha liberdade parar criar seus arranjos era o baterista Tony Allen.

Se você baixar esse álbum na expectativa de escutar aquele som potente que caracteriza o gênero criado por Fela Kuti pode tirar o cavalinho da chuva. Nessa fase inicial da carreira podemos perceber mais claramente as fontes em que Fela bebeu e que o influenciaram a mais tarde criar o Afrobeat. O disco é uma mistura de highlife, jazz, soul e muito trompete tocado por Fela (nessa época ele ainda tocava trompete).

Seis músicas desse LP foram relançadas no CD The '69 Los Angeles Sessions (2001). Os nomes das músicas foram mudados, principalmente Mi O Mo que virou Wayo. As razões para tais mudanças nunca ficaram claras. O CD ainda traz informações cronologicamente incorretas sobre a data de gravação das músicas.

Começamos assim a primeira parte dessa aventura que vai ser acompanhar a progressão da carreira de Fela Kuti. Comentem, aproveitem e, principalmente, baixem e escutem porque só temos uma vida pra conhecer tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário