sábado, 4 de junho de 2011

Fela Kuti - Fela's London Scene (1970)

















Fela Ransome-Kuti and The Nigeria 70
Fela's London Scene (LP Nigeria, EMI HNLX5200; LP USA (1983), Editions Makossa M2399)
[A]
J'ehin-J'ehin / Egbe Mi O
[B]
Who're You / Buy Africa / Fight to Finish


Depois de estudar na Inglaterra, montar sua banda e gravar nos EUA o que seria o primeiro disco de afrobeat propriamente (vale lembrar que até aqui esse termo ainda nem existia, foi criação da EMI pra definir a música de Fela) Fela Kuti tinha retornado pra Nigéria e tava fazendo sucesso com sua banda por lá.

Percebendo o enorme potencial musical de Fela, a EMI, gravadora do artista na época, levou ele e sua banda para gravarem no histórico estúdio Abbey Road, Londres. O resultado é a postagem de hoje: Fela's London Scene.

London Scene é o início da produção setentista de Fela. Foi durante as gravações desse disco que Fela iniciou sua amizade com o baterista do Cream, Ginger Baker, único músico branco a gravar com o nigeriano. Em London Scene, Baker faz uma ponta não creditada tocando bateria na segunda faixa.

Se em Fela Fela Fela o conceito do afrobeat começava a se desenhar, em Fela's London Scene esse conceito vai se consolidando sem, contudo, tomar a forma estética majoritária do afrobeat felakutiano dos anos 70. Ainda não temos aqui músicas muito longas e com repetições constantes de batidas, mas já estão presentes elementos como o call-response (chamado e resposta) com o coro feminino, como é possível evidenciar em Egbe Mi O.

Aproveitem! Fela's London Scene é o primeiro grande clássico desse mestre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário