segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Imperial Tiger Orchestra - Mercato [2011]








 DOWNLOAD








 
01. Yedao
02. Lale Lale
03. Zoma
04. Anchi Bale Game
05. Yefikir Woha Timu
06. Bemgnot Alnorem
07. Shinet
08. Demamaye
09. Tirulegn feat. Bethelem Dagnachew

Eis aqui a Etiópia revisitada. Não só revisitada; transformada, atualizada e, ao mesmo tempo, (re)afirmada. Quem já teve a curiosidade de pesquisar e de ouvir a música etíope (ou pelo menos de escutar o mestre Mulatu) deve saber que o país é um celeiro de boa música. Por conta disso não raramente aparecem alguns malucos (geralmente europeus) que montam projetos baseados no ethio-jazz ou na música etíope em geral. A Imperial Tiger Orchestra é mais um projeto formado por malucos como esses, mas que se diferencia por fazer releituras de clássicos da música etíope, incorporando vários elementos contemporâneos ao tradicional som africano.

Tudo começou em 2007 quando o trompetista suíço Raphael Anker decidiu juntar outros músicos para tirar um som ao vivo revisitando a era de ouro da música etíope. A parada deu tão certo que o próximo passo dos caras foi transformar essa tirada de som numa banda. Surge a Imperial Tiger Orchestra. Depois disso os rapeizes lançaram o EP Adis Abeba, viajaram pra Etiópia, voltaram pra suíça (onde a banda é radica) e gravaram essa pedrada que tá sendo postada. (Desculpem meus saltos temporais mas é assim que tem que ser).

Uma das coisas que mais chama atenção na banda é a formação eclética dos músicos. Tem desde representante da música pop até o free-jazz. Isso deixa o som multifacetado e propicia o que pra mim é o principal trunfo da banda: preservar a beleza original das melodias etíopes enquanto explora um território sonoro totalmente novo.

Vejam o vídeo pra sentir como é a parada. Depois baixem e enjoyem um dos melhores lançamentos instrumentais do ano (selo MarofaBeats de garantia de lombra).




Um comentário: