terça-feira, 14 de setembro de 2010

The Budos Band [DISCOGRAFIA]


-
Nos últimos dez, quinze anos têm surgido muitas bandas boas de funk/afrobeat/groove/soul em NY, mais especificamente no Brooklyn. Uma das coisas que mais chama minha atenção nessa nem tão nova cena nova iorquina é o fator colaborativo que existe entre as diversas bandas e projetos. A Menahan Street Band  é exemplo disso: um projeto sério formado por vários músicos que tocam em outras bandas. Grupos como Budos Band, Antibalas, El Michels Affair, Bronx River Parkway, Dap-Kings e The Expressions tem muitos dos seus integrantes em comum (às vezes a formação chega a ser a mesma, como é o caso do El Michels Affair que vira The Expressions ao acompanhar o cantor Lee Fields). Isso faz com que cada banda tenha um elo mais forte entre si do que apenas o local onde estão inseridas. Conseguimos perceber referências sonoras de cada banda em outra, mas cada uma mantendo sua peculiaridade. Assim, a Budos Band tem uma pegada mais afro-soul, a Antibalas mais afrobeat, o El Michels Affair faz um funk setentista e ainda se diferencia por só utilizar instrumentos e métodos de gravação da época e pela influência do hip-hop, a Bronx River Parkway incorpora muitas influências e ritmos latinos. Sharon Jones & The Dap-Kings e Lee Fields & The Expressions fazem um funk/soul com arranjos e sonoridade de fazer papai James Brown ficar orgulhoso.

Dentro desse cenário, nada mais justo do que dar início as postagens das novas bandas nova iorquinas (tá bom, nem tão novas assim) com aquela que mais tem se destacado no cenário do groove mundial: The Budos Band.

Ainda pensei em começar com o Daktaris, um dos precursores desse boom funk/afrobeat NY (lááá em meados de 1998), mas preferi postar logo as bandas citadas no post do Menahan Street Band, ainda mais porque logo depois de lançado o primeiro e único disco do Daktaris boa parte dos integrantes formaram a Antibalas, banda que vai ser postada em breve.

Budos Band??

É, Budos Band. Pra quem ainda não teve o prazer de conhecer, esses caras são um dos principais - senão o principal - expoente moderno não-africano do legado que Fela Kuti deixou para a música mundial. Com influências e referências que vão do príncipe nigeriano até os geniais besouros de Liverpool, a Budos Band faz um som auto-definido como Afro-Soul. Pra melhor visualização: atualmente, de acordo com o MySpace da banda, a Budos Band é formada por 12 músicos. Podemos dizer que eles tão divididos em quatro alas. 1.) Os metais: dois saxofonistas/flautistas (barítono e tenor) e dois trompetistas; 2.) as cordas: um guitarrista (o já citado Thomas Brenneck) e um baixista; 3.) teclados: um organista; e 4.) a cozinha: dois congueiros, um clavista, um baterista e um ritmista.

O resultado da junção disso tudo é único. Se por um lado o som impressiona pelo groove dos metais, ele nos deixa ainda mais entorpecidos com as levadas da percussão. É som pra escutar alto (de preferência o som e você) e se mexer muito.

A Budos Band tem 3 discos e um EP lançados, o último full-lenght tendo sido lançado mês passado. Os discos se caracterizam pela fusão rítmica entre metais e percussão, pelas capas simples mas impactantes e pela ausência de nome nos discos, identificados apenas como The Budos Band I, II e III. 

O último trabalho da Budos Band é, na minha opinião, o disco mais maduro da banda. De acordo com o guitarrista Thomas Brenneck nesse disco eles não se preocuparam em explicitar as influências da banda, mas sim explicitar a Budos. A última faixa é um anagrama com uma música muito famosa de uma banda mais famosa ainda. Escutando é impossível não identificar.

Resumindo: Budos Band é dessas bandas que a gente se arrepende de não ter conhecido antes. Vale a pena baixar todos os discos de uma só vez em conexão dial-up 56kbps.

The Budos Band I [2005]
















1. Up From The South
2. T.I.B.W.F
3. Budos Theme
4. Ghost Walk
5. Monkey See, Monkey Do
6. Sing a Simple Song
7. Eastbound
8. Aynotchesh Yererfu
9. King Charles
10. The Volcano Song
11. Across The Atlantic

-

The Budos Band II [2007]


















1. Chicago Falcon
2. Budos Rising
3. Ride or Die
4. Mas O Menos
5. Adeniji
6. King Cobra
7. My Girl
8. Origin of Man
9. Scorpion
10. Deep In The Sand

-

The Budos Band EP [2009]


















1. Hidden Hand
2. Mas O Menos
3. The Proposition
4. Ephra
5. Nobody's Bulletproof
6. Smoke Gets In...
7. Bonus Track

-

The Budos Band III [2010]


















1. Rite of the Ancients
2. Black Venom
3. River Serpentine
4. Unbroken, Unshaven
5. Nature’s Wrath
6. Golden Dunes
7. Budos Dirge
8. Raja Haje
9. Crimson Skies
10. Mark of the Unnamed
11. Reppirt Yad

-

6 comentários: