domingo, 14 de novembro de 2010

Toots and The Maytals - Funky Kingston [1973]

















Continuando na reggae music, hoje vamos de Toots and The Maytals, uma das bandas mais importantes para a música jamaicana. Conhecidos inicialmente apenas como The Maytals (a idéia de colocar o nome do frontman Toots Hibbert no nome da banda foi sugestão de Byron Lee), a banda foi a primeira a usar o nome reggae no nome de uma canção (Do the Reggay).

Toots and The Maytals se originou no início dos anos 60, quando o ska estava explodindo a  Jamaica. Em 1966, a lenda jamaicana Byron Lee & The Dragonaires tocou com The Maytals no Jamaican Festival Song Competition. Naquele ano The Maytals venceu o festival com a música "Bam-bam". Depois disso foi muito rápido para a banda cair no gosto dos jamaicanos e se tornar uma das mais populares do país.

E foi no auge do início da fama, no final de 1966, que a banda sofreu um golpe pesado: Toots Hibbert, vocalista e frontman da banda, foi preso por fumar e portar maconha. Toots passou 18 meses preso, um absurdo até mesmo para o padrão de repressão da época. Pra nossa sorte os companheiros de banda perceberam que a banda não seria mesma sem ele e o esperaram sair da prisão pra retornar com The Maytals.

Toots saiu da prisão no momento em que a música Jamaica vivia uma fase de transição o ska estava aos poucos sendo substituído no gosto popular pelo rocksteady e mais tarde pelo early reggae (ou skinhead reggae). A banda consegue se adaptar muito bem a essa transição mantendo suas características originais e específicas: as influências de funk, soul e música gospel que foram tão importantes ao desenvolvimento do reggae.

Esse é o melhor disco do Toots and The Maytals e o meu disco preferido de reggae (junto com o Reggae Around the World, do Byron Lee & The Dragonaires). O álbum é dançante e tem um clima muito positivo. Pomp and Pride é daquelas músicas que faz a gente dançar sem ter motivo pra tanto. E a versão de Country Roads é uma das mais belas que já ouvi.

Pra quem continua achando que reggae é tudo a mesma coisa tá aí mais uma chance de repensar isso. Toots and The Maytals é um reggae de pegada única, cheio de swing, de groove e muito funkeado. É o reggae antes do roots, na sua essência.

Um comentário: