segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Burro Morto - Baptista Virou Máquina (2011)










DOWNLOAD








01 - O céu acima do porto
02 - Transistor Riddim
03 - Tocandira
04 - Baptista, o Maquinista
05 - Volks Velho
06 - Foda do Futuro
07 - KalaKuta
08 - Cataclisma
09 - Volte Amor
10 - Luz Vermelha

Começando 2011 com uma das bandas mais Marofadas da Paraíba, o Burro Morto, que finalmente permitiu (?) o compartilhamento de seu tão esperado disco "cheio", gravado em 2009 no próprio estúdio deles, o Mutuca, localizado no bairro que nomeia o EP que fez o nome da banda pelo Brasil a fora e ainda saiu na gringa em vinil, o Varadouro.

Junto ao disco vem um DVD com o filme "Baptista Virou Máquina" dirigido pelo cineasta Carlos Dowling, sendo a "trilha visual" do disco, que retrata a vida repetitiva de um operário que só trabalhou a vida inteira. Junto ao arquivo upado, vem o encarte feito pelo grande desenhista e artista plástico Shiko, completando a obra de arte que é esse lançamento, e tornando o disco do Burro Morto único, não somente pelo instrumental maravilhoso que foi composto e o filme que foi rodado, mas também por tudo ter sido made in PB (fazendo uma pequena referência ao grande psicodélico Marconi Notaro), colocando mais uma vez o nome da Paraíba e do Nordeste no olho do furacão dos grandes artistas da nossa música e da música do mundo.

Nada melhor do que os autores para falarem com propriedade sobre sua obra, e eis o que o Haley, tecladista da banda, falou sobre o Baptista para o site Bloddy Pop:

O disco começa de uma forma mais “dura” (melodicamente e ritmicamente falando), que é como o personagem encara a vida e como é o ambiente em sua volta, e vai se transformando conforme Baptista vai experimentando sensações antes não conhecidas. Todas as músicas foram baseadas no personagem que trabalha ficticiamente há 50 anos sem parar e que vive no futuro de um país de terceiro mundo, onde a repetição o torna um ser que não questiona. Até que a rotina é quebrada. As músicas estão seguindo todas as influencias que gostamos como funk, afrobeat, rock psicodélico, jazz, música brasileira, entre outras, mas tudo entrelaçado no conceito idealizado. O disco possibilitou usar novos instrumentos como baterias eletrônicas e recortes de músicas para formar uma composição vibrante. A música que Fernando Catatau participa, por exemplo, mostra como a costura dos recortes ficaram bem amarradas.


E pra finalizar, um pequeno vídeo que mostra uma conversa entre o Curumin e Leo Marinho, guitarrista do Burro Morto, e logo depois eles executam a faixa "KalaKuta":

Um comentário:

  1. Download do EP "Desvios subterrâneos" (2010):http://musicadaparaiba.blogspot.com/2010/12/scary-monsters-desvios-subterraneos-ep.html

    Release no myspace: http://www.myspace.com/bandascarymonsters


    Para ouvir a demo de 2007: http://www.purevolume.com/scarymonsters



    Contatos:

    http://twitter.com/#!/scarymonsterspb

    Bandasmonsters@gmail.com

    83 86103452

    ResponderExcluir