domingo, 9 de janeiro de 2011

Os meus melhores discos de 2010

 Com certo atraso em relação as inúmeras listas que circulam pelos blogs, chega a minha lista dos melhores discos de 2010. Antes de mais nada devo deixar claro que o único critério utilizado na seleção dos discos foi o meu gosto, todo o critério de escolha foi baseado subjetivamente no que me agrada e no que não me agrada. Entendido isso, fiquem a vontade pra criticar, sugerir, opinar, etecétera, etecétera. Outra coisa que deve ser dita é que muita coisa lançada ano passado e que me parece ser boa eu não consegui escutar. Os discos mais aclamados, mais listados, criticados, esses eu nem fiz questão de ir atrás. Só pretendo escutar depois, quando a poeira baixar. Vou fazer uma série de posts (pretendo que seja todo dia, mas não prometo). Começando hoje com a décima posição e indo até a primeira.

-

10º - Woima Collective - Tezeta

















01. Marz
02. Credo
03. Woima
04. Gaaf
05. Puno
06. No Way But Still Walking
07. Cavemans Revenge
08. Wayna
09. The Cave
10. Gidama
11. Illusions
12. Wilder Mann

-
A décima posição fica com Woima Collective, projeto do alemão Johannes Schleiermacher, sax tenor do Poets of Rhythm. O projeto nasceu de conversas dele com ninguém menos que Mulatu Astatke sobre música africana. A partir daí ele reuniu um grupo de músicos que também curtiam esse som e o resultado vocês podem escutar agora.

O disco traz dozes faixas de um ethio-jazz finíssimo que hora tem arranjos de dub, hora tem uma pegada mais funkeada. Os arranjos percussivos remetem muito aos ritmos tribais africanos e revelam a influência do continente na música feita pelo coletivo.

Esse foi uma das ótimas surpresas musicais desse ano. Um bando de alemães mostrando que branquelos também tem groove e swing. Pedrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário